A cerimônia aconteceu nas dependências do Salão Paroquial, na noite do último dia 27, com a presença de autoridades locais, representantes do sistema NAME e pais de alunos
Pensando em oferecer uma educação pública de qualidade aos alunos da educação infantil de Crixás, o prefeito Plínio Paiva, por meio da secretaria municipal da educação, comandada pela secretária Jucélia Rodrigues, implantou no município o sistema educacional NAME (Núcleo de Apoio a Municípios e Estados), uma solução educacional que pertence a Pearson, líder em educação no mundo, presente em mais de 70 países e que proporciona um ensino diferenciado e qualificado. A cerimônia de lançamento do sistema de ensino aconteceu no Salão Paroquial, na noite do dia 27 de março, com as presenças do prefeito Plínio Paiva, vice-prefeito Dr. Junior, secretária da educação Jucélia Rodrigues, demais secretários municipais, vereadores, representantes da Pearson Brasil, servidores da educação e pais de alunos. Na ocasião, o consultor pedagógico da Pearson Brasil, Raoni Vieira falou com os pais e professores presentes sobre o sistema NAME.
No Brasil há quase 20 anos, o NAME oferece uma solução educacional integrada, que já atingiu cerca de 200 mil alunos em mais de 140 municípios. Vale observar, que os municípios parceiros do NAME têm se destacado no IDEB, haja vista que mais de 90% deles estão acima da média nacional e muitos alcançaram os primeiros e segundo lugar em nível nacional. “O sistema NAME de ensino vem para somar com a educação de Crixás e com certeza vai transformar nossa educação. Creio que hoje nosso município passa a possuir o melhor sistema educacional do médio norte goiano, pois há anos é líder na nota do IDEB e estamos muito contentes por conseguirmos esse sistema, que vai beneficiar mais de 1500 alunos”, disse o prefeito.
Ainda segundo o prefeito Plínio, educação e saúde são e sempre serão prioridades em sua gestão. “Educação e saúde serão sempre priorizadas em nosso mandato, pois eu entendo que a educação transforma vidas, muda o mundo e nós não podemos parar de fazer investimentos em educação. A educação faz a diferença nas vidas de nossas crianças, preparando-as para o exercício da cidadania. Quero aqui agradecer e parabenizar a nossa secretária Jucélia, que foi quem descobriu o sistema, viajou a São Paulo para conhecê-lo e batalhou para que pudéssemos trazer esse grande benefício para Crixás”, concluiu Plínio.
Em sua fala, a secretária Jucélia ressaltou o comprometimento da administração municipal com a educação e, citando trechos bíblicos do livro de Gêneses, reafirmou que assumiu a bandeira da educação e que vai colaborar, juntamente com todos os envolvidos, para a construção de uma nova educação através do sistema NAME de ensino. “Nosso desejo é que todos tenham oportunidades iguais. De nada valeria a luta pela escola pública gratuita sem que nela viesse a formação do cidadão democrático. Estamos oferecendo melhorias no ensino e, por isso, quero agradecer ao prefeito Plínio e ao vice Dr. Júnior pela concretização desse sonho. Sabemos que foi feito um investimento audacioso, mas estou certa de que colheremos frutos de uma educação pública de qualidade”, disse Jucélia, que se emocionou durante sua fala.
Júcélia Rodrigues também falou com o Imprensa do Cerrado sobre o NAME. Para ela, o sistema representa um grande ganho para a educação municipal, pois pertence a uma empresa líder em educação no mundo e traz um material didático moderno e de qualidade, um material alfabetizador, com distribuição gratuita do kit do aluno, capacitação para os professores, um portal de orientação para os professores, de forma que é um sistema completo na área de educação municipal. “O NAME tem a mesma qualidade do sistema COC de ensino, que também pertence à Pearson, no entanto com material voltado para a educação pública. Eles nos darão toda acessaria pedagógica e todo material pedagógico tanto para o professor quanto para o aluno. O sistema atenderá a educação infantil, que é creche e pré-escola, e a primeira fase do ensino fundamental, do primeiro ao quinto ano”, concluiu a secretária.